• ENCERRAMENTO DO ANO ACADÊMICO/2023

    Postagem publicada em 18 de dezembro de 2023 por em Eventos, Textos Literários

    O ENCERRAMENTO DO ANO ACADÊMICO DE 2023, da APALCA, foi mais um evento que ficará marcado na história de nossa querida Palmeira dos Índios. E foi repleto de momentos marcantes, em que os Confrades e Confreiras – e demais presentes, puderam se deleitar com demonstrações de amor pela poesia, encenação e cultura palmeirense. Nas palavras da Presidente da Casa, Isvânia Marques: “Foi uma noite brilhante, de Posse e de Comendas! A APALCA se enche de ALEGRIA e de novas Esperanças!!! PARABÉNS AOS QUERIDOS NOVOS ACADÊMICOS!

    Abertura oficial: Hino Nacional. Após o canto do Hino brasileiro, a presidente Isvânia Marques abriu a sessão solene. A vice-presidente da APALCA, Drª. Maria José, nos agraciou com uma bela e divina Oração de Natal, nos aproximando do verdadeiro espírito Natalino.

    Coube ao orador oficial, Aloísio Alves, escritor e publicitário, declarar boas-vindas aos homenageados e novos sócios acadêmicos!

    Dr. Francisco de Assis França Jr. desempenhou com maestria, o papel de Mestre de Cerimônia, enquanto os atuais imortais leram o Juramento de Posse, prova do compromisso assumido com
    a Entidade na qual foram integrados.

    E à secretária adjunta, Norma Alcântara de Holanda, fazer a leitura da Ata desta solenidade de posse e outorga de títulos. 

    Os SÓCIOS HONORÁRIOS foram também empossados, seguindo os termos do Estatuto da APALCA:

    – Giuseppe Ribeiro G. da Silva (presidente da Academia de Letras de Pão de Açúcar-AL)
    – ⁠José Alcir dos Anjos (Sonetista e historiador. Academia Maceioense de Letras)
    – ⁠Claudemiro Avelino de Souza (Juiz e historiador. Academia de Letras e Artes dos Magistrados de Alagoas)
    – ⁠José Rodrigo de Araújo Guimarães (historiador e pró-reitor do CESMAC).

    E, por fim, as COMENDAS, que agraciaram personalidades que trabalham incançavelmente pela Cultura, Cidadania e Educação de nossa Palmeira dos Índios:
    Comendas Do Mérito Cultural
    – Selma Costa Dias

    – Sebastiana Amorim

    – Dr. Guilherme Pitta

    Comendas Do Mérito Cidadão
    – Rizalva Júlia de Jesus
    – ⁠Maria Elisabete de Amorim

    Comendas Do Mérito Educacional
    – Francisco Vieira de Barros (Chico Potiguar)
    – Abel Cordeiro de Souza
    – ⁠Ailza Maia Cordeiro
    – ⁠Maria de Lourdes Sá
    – ⁠Edmilson Silva de Sá

    A Arte Poética se fez presente interpretada por Dr. CLAUDEMIRO AVELINO (Juiz e historiador : Academia Alagoana de Letras e Artes dos Magistrados ) e pelo poeta Clesivaldo (Academia Maceioense de Letras). Aplaudidos por todos!

    Noite Brilhante de Posse e de Comendas! A APALCA se enche de ALEGRIA e de novas Esperanças!!! PARABÉNS AOS QUERIDOS NOVOS ACADÊMICOS!

    O representante da Academia Maceioense de Letras, poeta CLESIVALDO MORAES, também fez uma brilhante interpretação!

    A escritora Isvânia Marques, para encerrar o projeto desenvolvido durante este ano, intitulado “Setenta Anos SEM Graciliano”, fez uma performance da crônica de sua autoria (Carta sem resposta), seguida da leitura de fragmentos de seu livro, lançado na X Bienal do Livro em Alagoas: “O primeiro amor de Graci(liano)”…, pelo ator Robson Silva, emocionando a todos(as).

    Depois das comendas, posses, juramento, parte artística, LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS: Ailza Maia Cordeiro, Elisabeth Wolbeck, Selma Dias e Isvânia Marques, quando as autoras apresentaram suas obras ao público presente e fizeram seu momento de autógrafos. Encerramento: coquetel servido aos convidados, confrades e confreiras!