• Casa da Arte

    Postagem publicada em 28 de novembro de 2011 por em Informativo

     

    A CASA DA ARTE fica situada em Garça Torta – Alagoas, e foi fundada pela palmeirense Edna Constant, em 1985, e conta com o apoio de seu filho Tito Mendes (também artista plástico, embora com formação em Direito). Esse projeto foi iniciado como uma galeria de arte, embora tenha sido um espaço para pesquisa e reflexão sobre técnicas de pintura e escultura.

    Crianças e jovens da comunidade integram a clientela dos projetos realizados, deixando de ser meros expectadores para se tornarem protagonistas, participando e desenvolvendo os trabalhos elaborados por cada projeto.

    A CASA DA ARTE possui convênio com o MINC (Ministério da Cultura), que lhe rendeu o prêmio ASAS, em 2009. Edna Constant, sua fundadora, é sobrinha de dona Nair e Olga Constant, ambas conhecidas educadoras do século XX (1960-1970). Ela viaja pela Europa e por outros países, visitando núcleos da Associação de Amigos da Casa da Arte. É desta forma que essa alagoana e palmeirense contribui para o desenvolvimento social e cultural da comunidade em que vive.

    Edna, desde 2005, pertence ao quadro de Sócios Correspondentes da nossa Academia de Letras.

    Nas horas vagas, escreve poemas, inspirada na natureza e nos encantos que permeiam a sua casa. São dela estes versos:

    A Casa da Arte

    A minha
    É uma casa comum…
    Ela é um santuário
    Fórum
    Útero
    Palco…
    Santuário de sonhos
    Fórum das questões
    Útero de mãe
    Palco das ilusões!

    Na sua simplicidade
    Dá aconchego, calor.
    Sua atração
    é poder
    e sedução…
    enormes!!!