• A Arte de Mônica Torres

    Postagem publicada em 26 de fevereiro de 2012 por em Informativo

    Mônica Torres

    Artista Plástica e Artesã

    Por Larissa Lisboa

    Mônica Alves Torres apresenta cores vivas em seu trabalho, seu desenho tem traçado leve e definido, prioriza no acabamento o toque artesanal. Alagoana de Palmeira dos Índios, reside em Maceió e exibe toda a sua criatividade no artesanato e sobre a tela no ateliê As Marias, projeto idealizado e gerenciado por ela.
    Quando adolescente aprendeu crochê, depois ponto cruz, seguiu fazendo algumas criações com retalhos, realizou até pinturas em cerâmica e mosaicos. Na sua desenvoltura com trabalhos manuais, aprimorou-se como artesã, criando e transformando através da costura, colagem, pintura, reciclagem, entre outros. No entanto, nunca almejara tornar-se uma artista.
    Já em Maceió em 1990 dedicou-se a desenhar, com lápis e canson. Ganhou o primeiro incentivo de seu pai, Apolônio de Barros Torres, que se encantou com seu talento. Tomou paixão pelo desenho e ao seguir o conselho de sua mãe, Maria Vitória Alves Torres, percebeu que poderia transpassar sua criatividade para a tela, abandonando o lápis pelo pincel. Em 2006, Mônica Torres realizou algumas restaurações de esculturas de santos de seus familiares. Aos poucos iniciou a pintu0ra como hobby, seus primeiros quadros foram em tinta acrílica, assinava sob o pseudônimo de Vócoroca, apelido que ganhou do seu neto Gabriel.
    Hoje, dedica-se mais ao trabalho com tinta óleo sobre tela, acompanhada de muitas cores e detalhes muito pessoais. Retrata temas como guerreiro, bumba-meu-boi, Maria Bonita e Lampião, entre outros personagens da cultura e folclore alagoano. Tem admiração por arte sacra e dedica-se a pintar as imagens dos mais variados santos em telas de vários tamanhos, sempre com cores vivas e com o seu toque de pedrarias, miçangas espelhos para dar brilho e vida a suas obras.
    No Atelier As Marias, na rua Roberto Simonsen, Nº 555ª, quase em frente ao Colégio Saint Germain, um lugar muito aconchegante, com trabalhos interessantes e aberto a visitas de segunda a sábado, durante todo o dia. A criatividade de Mônica está até no enfeite das cortinas e na decoração da mobília, as paredes são preenchidas com as obras dela e de sua prima, Esther Mafra Torres. Pode-se encontrar também lindas caixas de madeira, de autoria de Esther e o artesanato em feltro de Sayonara Torres.

    Maiores informações: 3241-7239/9132-2622 (Mônica Torres)/8807-6929 (Larissa Lisboa) ou asmarias.atelie@gmail.com