A Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (APALCA) sente-se enlutada com a perda de dos seus mais importantes Sócios Beneméritos, neste dia 14, – o Ex-Governador do Estado, Dr. Luís Abílio Souza Neto. A cultura palmeirense rende-lhe homenagens póstumas, num dever de gratidão., pois foi Dr. Luiz Abílio, no cargo de Governador, o signatário do documento que concedeu o prédio que hoje abriga o nosso sodalício, na Rua Major Cícero de Góes Monteiro, desde 06 de dezembro de 2006, quando foram publicados os Termos de Uso no Diário Oficial do Estado de Alagoas.
Graças a sua visão, a sua vontade e a sua nobreza, desejou ver se agigantarem a tradição e a vocação cultural de Palmeira dos Índios, terra onde ele tinha as suas raízes familiares, através do seu pai, nascido no bairro de Palmeira de Fora.
O Dr. Luiz Abílio, num gesto de grandeza de espírito, não negociou a cessão do prédio à Academia Palmeirense de Letras em troca de favores. O seu ato foi inerente ao seu cargo, na essência da palavra, de homem público voltado à grandeza do seu povo por meio da cultura e do saber.
Já neste domingo último, dia 11 de abril, faleceu, ainda, o Sócio Honorário deste sodalício, o cidadão palmeirense, o político e também Ex-Governador do Estado, Dr. Geraldo Sampaio. Entusiasta com as atividades culturais que mobilizavam nossa cidade, promovidas por nossa Academia, recebeu a referida homenagem em 27 de junho de 2009, durante Sessão Festiva de Aniversário da APALCA, tomado pela emoção e sentimento de gratidão.
Assim, três nomes que marcaram o destino de nossa Academia deixam uma lacuna que jamais será preenchida: Dom Fernando Iório (Presidente de Honra e Sócio Efetivo), Dr. Luís Abílio Sousa Neto (Sócio Benemérito) e Dr. Geraldo Sampaio (Sócio Honorário).