Luiz de Melo Neves

Cadeira Nº 29

ACADÊMICO: Eugênio Pacelli Neves Rocha

Luiz de Melo Neves nasceu em 24.02.1941 na cidade de Palmeira dos Índios. Filho de João Elias Neves e Joana Pastora de Melo Neves, estudou o primário no Colégio Pio XII, o ginásio no seminário de Penedo e o  científico no Seminário Diocesano de Aracajú. Foi para a Itália onde estudou teologia, mais especificamente em Roma, onde também estudou Música no Conservatório daquele país.
Desistindo de continuar os estudos para ordenação sacerdotal, voltou para o Brasil fixando-se em São Paulo onde trabalhou como Tradutor do Italiano para o Português.
Retornando para Palmeira dos Índios para o convívio de seus familiares e amigos, Luiz Neves, nos idos de 1960, fez concurso para o Banco do Brasil, sendo aprovado, onde trabalhou até aposentar-se.
Casou-se com Maria do Amparo Tenório Ribeiro, com quem teve 4 filhos: Marcelo, Jordana, Louise e Fábio.
Desde cedo Luis de Melo Neves demonstrou grande aptidão para a Música, e para a qual se dedicou por toda sua vida. Na década de 60 cria o Coral Palmeirense “Nunes Garcia”, homenageando o Padre Maurício Nunes Garcia, que foi membro da corte imperial do Brasil, como músico e compositor.
Em 1965, com a inauguração da Radio Educadora Sampaio, o Maestro Luis de Melo Neves veio fazer  parte do quadro de locutores, apresentando aos Domingos um programa de Músicas Eruditas. Logo depois, aos Sábados, a Rádio Sampaio apresentava um programa de serestas, intitulado “Revendo o Passado” onde novamente se destaca a figura do nosso maestro Lula, tocando Acordeom ao lado de Dirceu Souza no Piano e Ivan Bulhões no Violão. Era sua contribuição para com o rádio, que era o mais popular meio de comunicação da época.
Passou também a fazer parte, como membro, da Banda de Música Municipal “Santa Cecília”, onde, entre outros instrumentos, tocou Bombardino e Tuba, se destacando pelo seu vasto conhecimento musical.
Na área educacional o maestro Luiz Neves exerceu o cargo de Professor e Diretor da Escola Cenecista noturna, que funcionou no  então Grupo Escolar Almeida Cavalcante e foi professor do Colégio Estadual “Humberto Mendes”, destacando-se sempre no meio social, através da Maçonaria e outros entidades filantrópicas, dando sua contribuição para o crescimento cultural de nossa terra.
Luiz de Melo Neves faleceu em 16.11.2005.