Eraldo Vieira de Mello

Eraldo Vieira de Mello nasceu em 10 de outubro de 1928, na cidade de Maceió (AL). Terceiro filho de uma família de agricultores, Domingos Vieira de Mello e Rosa Vieira de Mello, que lidava com o comércio de fumo. Pó causa da doença de seu irmão mais velho, Alonso, foi recomendada a região de Palmeira dos Índios para morar. Assim, em 1934, aos 6 anos de idade, o garoto Eraldo Vieira de Mello aportou em Palmeira dos Índios, onde teria um lar definitivo. Ao chegar à Terra dos Xucurus, ocupou uma casa na rua Clodoaldo da Fonseca, conhecida, então, como “Boca de Maceió”, por conta da linha férrea que ligava Palmeira à cidade de Maceió.

Em 1940, Eraldo Vieira de Mello deu início a sua educação no Externato Santa Terezinha, com aulas ministradas pela professora Antônia Macêdo. No ano de 1941, influenciado por seu irmão Alonso, começou a trabalhar na Tipografia Wanderley, de propriedade do tabelião Juvenal Brena Wanderley. Ainda nesse ano, apesar de todos os esforços despendidos, seu irmão veio a falecer. No ano seguinte, estudou no Grupo Escolar Almeida Cavalcante, tendo como professora Dona Ananete Macedo. Em 1943, concluiu os estudos com o Professor Limeira e, visto que não havia o curso ginasial na cidade, encerrou seus estudos.

Em maio de 1946, seu pai vendeu o sítio que possuía e comprou uma casa, onde hoje está situada a INDUSGRAF, adquirindo a Tipografia do Monsenhor Macedo. Assim se deu início à saga de Eraldo Vieira de Mello nas Artes Gráficas, passando o legado para seus filhos e netos.

No ano de 1948, prestou o Serviço Militar, no Tiro de Guerra. Em 1951, casou-se com Maria Gercila Costa Mello, que lhe proporcionou uma prole que se multiplicou entre netos e bisnetos. Em dezembro de 1951, nasceu seu primogênito, José Franklin Costa Mello, que, por uma fatalidade, foi arrancado da vida aos 21 anos de idade; em setembro de 1953, nasceu seu 2° filho, José Ronaldo Costa Mello; em setembro de 1954, nasceu uma menina, Lúcia de Fátima Costa Mello; em março de 1957 nasceu mais um filho, Eraldo Vieira de Mello Filho; em março de 1962, nasceu sua 2ª filha, Margarida Maria Costa Mello, e, em setembro de 1965, nasceu o filho caçula, José Carlos Costa Mello.

Fez o Curso de Teologia, o qual muito o ajudou nas suas reflexões de vida. Sempre teve muito gosto pela leitura, levando-o a escrever e a chegar ao nível de membro efetivo da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes. E, hoje, mesmo tendo grande dificuldade visual, continua a produzir seus textos literários, que já percorreram um bom pedaço de chão desse pequeno Estado e deste imenso país.

Possui várias crônicas publicadas, cuja temática gira em torno de assuntos pertinentes às questões religiosas. É de sua autoria o livro.

Obra: O Crisma – Indusgraf, Palmeira dos Índios.