Vladimir Ivanovitch Wanderley Barros

CADEIRA Nº 17

PATRONO: Hélio Teixeira Santos

Vladimir Ivanovitch Wanderley de Barros nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de março de 1973, filho dos palmeirenses Ivan Bezerra de Barros e Zenilda Wanderley de Barros. É casado com Daniela Tenório Cavalcanti de Barros e pai de dois filhos: Ivan Barros Neto e Ivana Maria. Estudou o ensino fundamental em Maceió e depois em Palmeira dos Índios no Ginásio Sagrada Família e Centro Educacional Cristo Redentor, onde concluiu o Ensino Médio.

Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, em 1996, e é pos-graduado em Direito Processual e Docência Superior pelo CESMAC/CEAP.  É advogado militante com inscrição na Ordem do Advogados do Brasil, seccional de Alagoas, tendo exercido vários cargos públicos, sempre no ramo do Direito. Foi Assessor Jurídico no Tribunal de Contads de Alagoas, também exercendo a mesma função em prefeituras e Câmaras Municipais; exerceu ainda a função de Conciliador do 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Palmeira dos Índios, Procurador Geral do Município de Palmeira dos ìndios, auditor Municipal, entre outros.

Em suas atividade jornalísticas, é membro efetivo da Associalção Alagoana de Imprensa (AAI) e pertencente à Associação Brasileira de Imprensa com sócio-colaborador; exerce o jornalismo desde 1997, quando se tornou editor do Jornal Tribuna do Sertão, editado semanalmente.

Há dez anos escreve uma coluna política denominada Apartes, por Favor. Também já escreveu diversos artigos e reportagens para outros jornais de Alagoas e sítios eletrônicos especializados em política e em Direito.

É membro ainda da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (APALCA), e em defesa das causas sociais já participou ativamente de Associações Beneficentes, clubes filantrópicos e organizações estudantis, com o Interact Club, Léo Clube, União da Juventude Socialista – UJS, União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas – UESA e União Nacional dos Estudantes – UNE.

É fundador da Rádio Cacique FM em Palmeira dos Índios, emissora comunitária idealizada em sua gestão quando presidente da Sociedade Beneficente Acácia Branca (2001-2004), situada no Distrito de Canafístula de Frei Damião, em Palmeira dos Índios, onde Mantém uma crônica radiofônica semanal. É também engajado nas causas políticas como Presidente do Comitê Municipal do PcdoB de Palmeira dos ìndios e membro-delegado do Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil – PcdoB, de onde é militante desde o ano de 1987.