Ronaldo Messias Barbosa

CADEIRA Nº 05

PATRONO: José Delfim da Motta Branco

Ronaldo Messias Barbosa nasceu em Palmeira dos Índios, no dia19 de junho de 1963, na Rua Pedro Barbosa (antiga Rua das Flores). Filho do casal Milton Barbosa de Lima e Leônia Messias Barbosa; estudou no colégio Cristo Redentor, Pio XII e Humberto Mendes. Prestou vestibular para o curso de Educação Física, onde estudou até o 6º período,quando interrompeu para trabalhar na Nestlé, empresa na qual se destacou. Convidado pela empresa Microlite S.A. para prestar seus serviços, ocorreu-lhe, numa viagem de Maceió a Recife, lamentável acidente que o deixou paraplégico.

Para ele, que adorava os movimentos (inclusive a dança), era uma mudança brutal, mas encontrou na literatura a oportunidade de passar às pessoas que o fundamental é ser feliz, mesmo sem poder mais andar.

Assim nasceu seu primeiro livro: “E a Vida Continua…”, publicado no ano de 1998. No ano de 2002, publicou sua segunda obra: “Um Pacto Com Deus”, que mostra sua preocupação em orientar os jovens quanto ao uso de drogas, além de salientar a importância da família na formação do ser humano. Entre as muitas tentativas de trabalho, aprendeu o ofício da Prótese Dentária, através do qual exerce a profissão de Técnico, com base em cursos de aperfeiçoamento na referida área.